BIM, construção e desafios atuais do mercado

A tecnologia BIM está revolucionando o mercado da construção civil. A sigla se refere às aplicações de Building Information Modeling ou, em português, “modelagem de informações da construção”. De forma simplificada, essas ferramentas permitem construir uma espécie de maquete virtual de um determinado projeto, muito mais rica em informações do que a planta tradicional em 2D. Em um modelo de BIM, cada aspecto de um edifício – fundação, estrutura, hidráulica, elétrica, revestimentos, acabamento etc. – pode ser visualizado antes mesmo do início de sua construção.

Isso dá maior previsibilidade a cada etapa da obra. De posse de um modelo BIM, é possível calcular com antecedência, por exemplo, a quantidade necessária de material para executar etapas finais de um projeto enquanto a equipe ainda prepara o terreno da construção.

Ganha-se eficiência, pois os engenheiros e mestres de obras podem planejar cada etapa da construção com mais precisão. Essa economia de tempo se traduz em redução dos custos.

Há um ganho de sustentabilidade também, pois o uso do BIM evita o desperdício de materiais e a formação de entulho excessivo.

Por fim, a implementação do BIM no canteiro de obras também se converte, no longo prazo, em menos gasto com manutenção para os proprietários e moradores dos imóveis. O modelo digital funciona como uma espécie de arquivo de cada detalhe da construção, facilitando a localização e resolução de eventuais problemas nos edifícios ao longo dos anos, tais como percurso dos encanamentos, localização exatas de vigas e assim por diante. 

A incorporação de tecnologias como o BIM ao dia-a-dia do mercado imobiliário é um dos fatores que explica o bom desempenho do segmento nos últimos anos. Diante dos desafios impostos pela pandemia, o investimento em inovação e digitalização tem sido cada vez mais decisivo para garantir o sucesso de qualquer empreendimento neste novo cenário econômico vivido pelo Brasil e pelo mundo.

Autor: Cezario Caram | Diretor Presidente na Construtora Ribeiro Caram Ltda.

Link do Post no LinkedIn AQUI

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo