Aumento da demanda no E-commerce e crescimento de obras de galpões logísticos

O aumento na demanda do E-commerce em relação ao cenário econômico atual, fez com que a necessidade de construção de galpões logísticos ocorresse de forma exponencial e com prazos mais curtos. Um dos elementos fundamentais para que se possa ter êxito no projeto com menor custo, menor tempo e maior qualidade possível é o planejamento físico da obra.

Um grande desafio que nós, da Construtora Ribeiro Caram enfrentamos em 2021, foi a realização de um condomínio com quatro galpões logísticos, situados no município de Guarulhos, no estado de São Paulo. Neste projeto, movimentamos mais de 3.600.000 m³ de terra, aproximadamente 1600 piscinas olímpicas e construímos aproximadamente 260.000 m² em 12 meses. Uma área similar a 41 campos de futebol. 

O papel da equipe de planejamento foi atuar na gestão do prazo da obra, com foco em alinhamento das programações, monitoramento das atividades, apresentações de performance e integração das áreas de projetos, suprimentos e produção.

No início da obra, elaboramos o cronograma físico detalhado para dimensionamento de recursos necessários em diversas frentes de trabalho e plano de ataque 4D. Este plano vincula o cronograma e modelo BIM do projeto, com a finalidade de identificar conflitos de dependências entre as atividades.

O planejamento foi essencial para a orientação e o bom andamento da obra, pois existia a necessidade de execução em diversas frentes de serviços simultâneas com sobreposição de atividades. Para o cumprimento do cronograma mais de 1.200 pessoas trabalharam no local, garantindo produtividade e constância. Neste contexto, destacamos:

–      Movimentação de terra com produtividade de 40.000 m³/dia, utilizando 33 escavadeiras e 110 caminhões em operação para transportar terra, gerando um volume de 312 viagens por hora, aproximadamente 5 caminhões por minuto;
–      Cobertura Metálica com produtividade de 3.100 m²/dia, atuando com 180 pessoas e 3 guindastes;
–      Piso de concreto com produtividade de 3.000 m²/dia, através da utilização de 60 caminhões betoneira. O convencional de uma obra é algo em torno de 1000 m²/dia. 

A atuação diária da equipe de planejamento no monitoramento e controle das atividades, foi primordial para tratar desvios de cronograma e auxiliar em decisões durante o andamento da obra.

Assuntos como programação, histograma de materiais e equipamentos, planos de ataque, produtividade necessária, frentes de trabalho e envolvimento da equipe, foram tratados em reuniões mensais, nos proporcionando sinergia e gerando resultados eficazes. 

Nossa equipe apresentava semanalmente relatórios gerenciais, onde trazia ao cliente transparência e segurança, pois retratava todas as ações tomadas e status da obra, para o cumprimento do objetivo.

Desta forma a Ribeiro Caram concluiu este projeto com maestria, garantindo prazo, qualidade, custo, segurança e a satisfação do cliente.

Autor: Felipe Terrão, PMP

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo