No dia 09 de dezembro foi celebrado o Dia Internacional de Combate à Corrupção. A data foi instituída em Convenção das Nações Unidas assinada em 2003, na cidade de Mérida, no México, por países membros da ONU, entre eles, o Brasil.
A partir dessa data, o Brasil intensificou diversos compromissos de combate à corrução, perante a comunidade internacional, no sentido de que deveria implantar medidas para dar mais eficiência ao combate à corrupção.
Em 2013, foi promulgada a Lei nº 12.846, também conhecida como “Lei Anticorrupção”, a qual dispõe sobre a “responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.”.
Dessa forma, as empresas passaram a aumentar as estratégias para criação de ambientes íntegros com formas de controle que possibilitem a detectação de desvios de conduta de colaboradores e/ou terceiros, bem como a prevenção com conscientização através de treinamentos, políticas, códigos e procedimentos internos.
Nesse sentido, ganhou força os Programas de Compliance, assim como em linha mais ampla, a Governança, que visa um método mais assertivo de organização e gestão que confere uma maior efetividade aos processos e controles das empresas.
Quando uma empresa está em compliance, significa que ela está em conformidade, adequada e cumprindo as leis, políticas, códigos e procedimentos internos.
Na Ribeiro Caram temos muito orgulho em ter criado mecanismos de controle e prevenção de qualquer tipo corrupção, suborno, fraude ou discriminação, através do Programa de Compliance desenvolvido em 2019, o qual conta com o irrestrito apoio da Alta Direção, do mesmo modo que, o comprometimento dos colaboradores na disseminação da cultura de compliance.
Em razão disso, empregamos rigoroso processo de escolha de fornecedores e parceiros de negócios, com due diligence sobre 100% dos subcontratados, auditorias interna e externa, análise crítica da qualidade dos serviços prestados, investigações de denúncias e/ou reclamações recebidas no Canal de Ética da Companhia.
Além do mais, a empresa possui Comitês multidisciplinares, tais como, Risco, Ética e de Sustentabilidade, os quais visam, a identificação e a mitigação de riscos que podem afetar os negócios da Organização e a aplicação de medidas disciplinares.
Como forma de reconhecimento do Sistema de Compliance da Ribeiro Caram, já no ano de 2019, obtivemos através da ABNT, as certificações das normas 37.001 (Sistema de Gestão Antissuborno) e 37.301 (Sistema de Gestão de Compliance), sendo que no início de novembro de 2022, houve ainda, a recertificação das duas normas.
Autor: Raphael Rezende