A pandemia do COVID-19 desafiou a área de compras a se reinventar

A pandemia do COVID-19 desafiou a área de compras de todas as empresas do mundo e com a construção civil não foi diferente. Tivemos que nos reinventar para não deixarmos nossos canteiros de obras desabastecidos, além de lutarmos contra aumento de preços na cadeia.

Apesar de todos os efeitos negativos que a pandemia nos trouxe, foi um período de muito aprendizado e crescimento. 
Percebemos que a parceria com os fornecedores foi mais do que nunca fundamental nesse processo. Relacionamentos maduros com fornecedores parceiros fizeram com que o abastecimento de nossas obras fosse mantido, impactando o mínimo possível em alongamento de prazos.

O desenvolvimento da cultura na empresa onde todos os envolvidos no processo têm a consciência que são parte fundamental da gestão dos fornecedores foi primordial, assim a aproximação das equipes de obra, suprimentos e os parceiros fizeram as relações se estreitarem. Com a demanda antecipada pela obra e a implantação do pedido de compras, o fornecedor conseguiu se programar para um atendimento mais assertivo mesmo diante de todas as dificuldades de restrição de insumos impostas pelo mercado, nos alertando antecipadamente de possíveis falhas. 
 
“Quanto mais a empresa e seus fornecedores se conhecem e estreitam suas relações, mais alinhadas tornam-se suas operações” 
 
Realizamos fórum interno específico para discussão sobre gestão de fornecedores, onde debatemos pontos importantes sobre construção de relacionamentos, desenvolvimento e apoio aos parceiros. O amadurecimento desse conceito de fornecedor parceiro e não “adversário”, fez o time entender que quanto mais próximos estamos do fornecedor, quanto mais acompanhamos seu trabalho, entendemos suas dificuldades e facilitamos seu trabalho, um resultado com mais qualidade e eficiência é obtido. Implementamos a cultura em que o objetivo sempre é desenvolver o fornecedor e não o desqualificar.

Isso também nos fez melhorar a qualidade da equalização técnica de nossos processos de concorrência.    Entendemos que quanto mais detalhamos o escopo de contratação, mais eficiente se torna o processo de contratação e mais tranquilo é o desenvolvimento dos trabalhos dos parceiros nas obras. Hoje, para a curva A, contamos com reunião de alinhamento técnico/comercial envolvendo os fornecedores, obras, projetos e suprimentos antes da concretização da contratação, além de documentos técnicos que norteiam as contratações.

Atrelado a isso, além de metodologias já conhecidas como qualificação e avaliação de fornecedores, implantamos uma ferramenta automatizada de análise de compliance, a fim de fortificar o compromisso de transparência e assegurar relações éticas com os parceiros de negócios dando robustez a todo o sistema.

Assim, cada vez mais percebemos que além de métodos tradicionais de contratação e gestão de fornecedores gerenciar o relacionamento com fornecedores é ponto primordial para a consolidação da cadeia de suprimentos.

Autora: Fabíola Amarilis

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