Importância do Cronograma Físico na Gestão de Custos das Obras da Ribeiro Caram

Hoje chegamos ao terceiro episódio da nossa série sobre Planejamento e Gestão e vamos falar sobre como a criação e o acompanhamento de um bom cronograma físico da obra podem impactar positivamente na otimização do tempo de execução e na redução dos custos do projeto.

Entenda como a Ribeiro Caram trabalha

Gestão de custos

Possuímos uma equipe dedicada em obra com todo o controle da operação e uma equipe de Planejamento e Custos no Escritório Central dando apoio e suporte necessário, com base em nossos padrões e processos.
Com o acompanhamento do físico-financeiro, despesas indiretas, celeridade nas contratações e previsão de desembolso e fluxo de caixa, nós da Ribeiro Caram garantimos o prazo, custo, segurança e qualidade dos nossos projetos.

Suprimentos

Temos como meta a contratação de 80% do projeto nos 3 primeiros meses de obra, isso nos garante, mapeamento dos desvios financeiros para mitigação dos riscos e maior assertividade na previsão financeira. Neste momento, atuamos em conjunto com o time de suprimentos na análise de prazo dos fornecedores e possíveis logísticas para otimização dos custos e oportunidades, trazendo maior controle e assertividade.

Físico-Financeiro

Temos como uma das principais ferramentas na gestão de custos, o cronograma físico-financeiro, que avalia o planejamento dos custos de acordo com o avanço físico da obra, verificando quanto dos recursos orçamentários foram utilizados em cada etapa. Em outras palavras, este documento detalha todas as atividades realizadas em cada fase da construção, indicando seu progresso, prazos de início e término, e os custos associados a cada uma.

É importante distinguir o cronograma físico-financeiro de uma previsão de fluxo de caixa ou cronograma de desembolso, pois este considera aspectos como parcelamentos, compras antecipadas para estoque e critérios de medição de terceiros.

Cronograma de Desembolso

Nesta etapa, atuamos com as previsões de desembolso assertivas com os fornecedores contratados de materiais e mão de obra para acompanhamento e análise do fluxo de caixa, evitando possíveis desvios negativos. Nesta análise, utilizamos boas práticas no canteiro, como Just in Time, evitando excesso de estoque e otimizando a logística no projeto, assim, podemos dividir com o cliente e juntos tomarmos decisões como a antecipação de estoque a fim de mitigar os reajustes de mercado.

Monitoramento e Controle

Após realizar todas as análises, atuamos no planejamento diário para controle de desvios de prazo, alertando possíveis riscos de custos adicionais referentes a mão de obra e equipamentos parados, bem como, a necessidade de incremento de equipamentos e mão de obra. A exemplo, quando ocorre alguma mudança no projeto, o time gera rapidamente uma análise minuciosa dos impactos de custo, prazo, segurança e qualidade, repassando para todos os envolvidos.

Uma alocação eficiente de recursos e uma gestão financeira transparente são elementos-chave para o sucesso de qualquer empreendimento de construção. Ao priorizar essas áreas, demonstramos um compromisso sólido com a eficácia operacional e a responsabilidade financeira. Isso ajuda a garantir que os projetos sejam concluídos dentro do prazo e do orçamento, e também fortalece a confiança dos clientes e das partes interessadas na empresa.

Quer saber como podemos realizar a sua obra com custos e tempo otimizados? Clique no botão abaixo:

Ribeiro Caram: Competência e Eficiência Dentro e Fora das Obras.

Confira mais materiais sobre Planejamento e Gestão:

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo