O papel da inovação no gerenciamento de obras

Inovação é fundamental para o mercado da construção. É o que mantém o dinamismo do setor, garantindo que o consumidor tenha acesso a materiais, produtos e serviços cada vez melhores e mais eficientes. Inovação é um dos principais elementos que agregam valor aos empreendimentos imobiliários.

Isso não vale apenas para o produto final. Na Ribeiro Caram entendemos que inovação precisa ser um valor cultivado também em nossos processos internos, permitindo aprimorar também o próprio fluxo de trabalho e administração dos projetos.

Por isso adotamos um sistema digital de gerenciamento e controle de qualidade para nossas obras. Por meio de tablets, mapeamos cada etapa da construção, monitoramos cada inspeção e garantimos o cumprimento de todos os prazos.

O controle é feito por meio de relatórios fotográficos e dashboards na plataforma virtual Power BI. O modelo traz inúmeros benefícios, a começar pelo aumento da agilidade dos processos. Eliminamos a necessidade de papelada no canteiro de obras, simplificando o trabalho dos inspetores. Formulários são conferidos e preenchidos digitalmente, permitindo, aliás, o compartilhamento desses dados entre os supervisores de cada empreendimento.

Nossos controles também são mais rigorosos. Com as informações centralizadas em uma única plataforma, é mais fácil realizar auditorias e detectar defeitos ou incongruências, com indicação imediata do gestor responsável por cada operação e, inclusive, registro fotográfico datado de todos os eventuais problemas.

Por fim, a comunicação da empresa com seus clientes e fornecedores fica mais transparente e assertiva, já que os dados de cada projeto estão disponíveis para conferência em um modelo simplificado. Relatórios e painéis expõem visualmente métricas e indicadores, facilitando a compreensão das informações técnicas coletadas em campo.

Essas são algumas evidências de que a inovação precisa ser um valor cultivado também no campo da gestão de projetos e obras. Na Ribeiro Caram, acreditamos que só assim é possível garantir o futuro da construção civil na era digital. 

Autores:
Sadak Leite | Diretor Vice-Presidente na Ribeiro Caram
Fabiana Ferreira Barboza | Coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente na Ribeiro Caram.

Link do Post no LinkedIn AQUI

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo