O ano de 2021 foi desafiador para a construção civil no país. Mesmo em meio à crise gerada pela pandemia e a problemas que afetaram diretamente o setor, como a alta no preço dos insumos, o mercado imobiliário brasileiro conseguiu apresentar resultados positivos, mantendo uma tendência que se verifica desde o ano passado.
Ainda não há dados consolidados, mas a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projeta 4% de crescimento para o PIB do setor – a se confirmar, será o melhor resultado desde 2013. Sabe-se que apenas no segundo trimestre, a despeito de todas as turbulências internas e externas, a construção civil brasileiras cresceu 2,7%.
Outro aspecto importante é a geração de empregos: até maio deste ano, estima-se que 2 milhões de pessoas foram empregadas pelo setor imobiliário.
Note-se também o efeito multiplicador provocado pelo crescimento da construção para a economia nacional como um todo. Segundo projeções da CBIC, a cada R$ 1 milhão investidos na construção de casas, por exemplo, surgem 3,31 novos empregos após a entrega desses imóveis. Em outras palavras, o setor da construção impacta de forma direta o desenvolvimento social das comunidades, desencadeando ciclos virtuosos para a economia do país.
Qual o segredo para esse bom desempenho em meio à crise que o país enfrenta? Há questões conjunturais, como, por exemplo, a queda temporária a taxa básica de juros, o que ajudou a alavancar a venda de imóveis.
No entanto, foram os investimentos pesados do setor em tecnologia e inovação, buscando adaptar-se à nova realidade imposta pela pandemia, e no planejamento de médio e longo prazo que explicam seu sucesso. Essa realidade é atestada pela Confederação Nacional da Indústria, segundo a qual 80% das empresas de médio e grande porte que inovaram em 2020 e 2021 aumentaram suas vendas e obtiveram ganhos em lucratividade.
Isso permite olhar para 2022 com otimismo. O setor está preparado para enfrentar novos desafios, para adaptar-se à nova conjuntura econômica e de crédito que o país irá oferecer no ano que vem e, principalmente, para continuar crescendo de maneira sólida e sustentável, sempre amparado em um bom planejamento estratégico.
Autor: Sadak Leite | Diretor Vice-Presidente na Ribeiro Caram
Link do Post no LinkedIn AQUI